CRP RS-07/21026
Atendimento  Adultos e Adolescentes
News
Quando procurar ajuda?

Todos passam por momentos de altos e baixos, o que faz parte do ritmo natural da vida. No entanto, algumas situações e fases da existência apresentam desafios que estão além da nossa capacidade de enfrentamento. É nessa hora que precisamos desenvolver novos recursos internos para lidar conosco e com o mundo.

O principal objetivo da psicoterapia é a compreensão dos conflitos trazidos pelo paciente. Esse é o caminho para o alívio do sofrimento psíquico, com a melhora na qualidade de vida e aumento do equilíbrio interno.

A psicoterapia também pode ser de grande ajuda para quem não está vivenciando um período de crise. Querer se conhecer melhor e contar com um espaço de reflexão são objetivos importantes e ajudam a prevenir adoecimentos futuros.

Entre os motivos para iniciar um trabalho psicoterapêutico, podemos exemplificar:

- Depressão
- Bullying
- Luto
- Dificuldades sexuais
- Timidez
- Busca por autoconhecimento
- Ansiedade
- Transtorno alimentar
- Dificuldades de relacionamento

Depressão

A depressão compromete todos os aspectos vitais de um indivíduo, alterando corpo, humor e pensamento. A capacidade para o trabalho, a alimentação, o sono e o conseguir divertimento nas atividades que antes traziam prazer são algumas das áreas prejudicadas.

Não se trata de tristeza ou um “baixo astral” passageiro. É da natureza da vida que todos tenham momentos de alegria, tristeza, solidão, entusiasmo e uma grande variedade de outras emoções. A depressão impede que a pessoa tenha essa experiência completa das emoções, ficando estagnada no aspecto negativo da vivência humana.

A depressão ultrapassa os limites da vontade de melhorar, necessitando de tratamento especializado. As tentativas, muitas vezes bem intencionadas, de estimular a melhora do deprimido com convites para sair, conversas animadas e tantas outras ações, costumam fazer mais mal do que bem. Isso ocorre porque agregam culpa a uma situação de grande sofrimento e falta de perspectiva.

A apresentação dos sintomas e sua intensidade varia entre os afetados pela doença. No entanto, são sinais de alerta mais frequentes:
• Perda de energia;
• Irritabilidade, inquietação;
• Perda de interesse em atividades prazerosas, incluindo atividade sexual;
• Dificuldade de concentração;
• Alterações do apetite, com ganho ou perda de peso;
• Alterações no padrão de sono, incluindo insônia, despertar precoce ou sonolência excessiva;
• Sentimento de pesar, fracasso, desesperança, pessimismo, culpa, desamparo, inutilidade;
• Lentificação das atividades físicas e mentais e, nos casos mais graves, pensamentos de morte e tentativas de suicídio.

Transtorno Alimentar, O que é?

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando-se em baixo peso corporal). É uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

O diagnóstico de anorexia repousa sobre alguns critérios essenciais:
- Perda de peso acentuada, superior a 15% do peso inicial;
- Aparecimento da patologia antes dos 25 anos de idade;
- Uma distorção implacável do comportamento alimentar;
- A ausência de qualquer outra patologia orgânica ou psiquiátrica;
- Um medo terrível de ganhar peso e de se tornar obeso.

Ainda segundo alguns investigadores é também importante juntar a estes critérios anteriores, a existência de, pelo menos, dois dos seguintes sinais:
- Amenorreia;
- Lanugo;
- Bradicardia (menos de 60 batimentos por minuto);
- Hipotermia;
- Hiperatividade física;
- Vômitos;
- Episódios bulímicos (em cerca de 1/3 dos casos). Infelizmente, o diagnóstico continua, em muitos casos, a ser estabelecido em presença de perdas de peso consideráveis, os primeiros sintomas passando despercebidos ou sendo até banalizados não só pelos doentes mas também pela família e pelos que os rodeiam.

A bulimia é uma desordem severa caracterizada por episódios de consumo desenfreado de comida e vómito provocado, associado com perda de controle sobre a ingestão de alimentos e com uma preocupação enorme com a imagem corporal e o peso. Esta desordem acontece essencialmente em jovens do sexo feminino. Formas atenuadas deste tipo de comportamento podem acontecer em mulheres de peso normal.
Endereço: Rua Mariante, 288, Sala 403 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS
Fone: 51 9412-4646
Desenvolvido Por: systag.com.br